Pesquisar neste blog

domingo, 22 de março de 2015

MULHER: SENSÍVEL E INQUEBRANTÁVEL

 “Não sabes tu que és Eva, tu também? A sentença de Deus tem ainda hoje todo o vigor sobre este sexo. Tu és a porta do Diabo." Tertuliano, escritor cristão.

"Homem, tu és o senhor, a mulher é a tua escrava. Foi Deus que quis assim. Sim, as vossas mulheres são vossas servas e vós sois os senhores das vossas mulheres". Santo Agostinho.

"As mulheres não passam de órgãos genitais articulados e dotados da faculdade de gastar todo o nosso dinheiro". William Faulkner


Apesar da respeitosa origem,  discordo das frases acima. Constam do livro "Dicionário Misógino", de Agnes Michaux. Diz a autora que coloca, em 1.200 frases, "..todas asneiras que os homens nos dedicaram desde a noite dos tempos”.
Há algumas realmente ofensivas,  de pessoas ilustradas, como a do filósofo Friedrich Nietzche: "As mulheres são umas vacas. São propriedade, um bem que devemos manter sob chaves, seres feitos para a domesticidade e que só atingem sua perfeição na situação subalterna". E aquela do Maluf: "Está com vontade sexual? Estupra... mas não mata!". Até Platão: "A mulher é um macho castigado. Os machos que foram covardes ou que viveram mal serão transmutados em fêmeas no seu segundo nascimento." Em cada frase vê-se o machismo de que as mulheres foram vítimas por séculos e séculos. E ainda são, em alguns lugares. Até a Bíblia retrata a desigualdade: "Como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido." Efésios 5:24. Afinal, "foi Deus que quis assim” (Santo Agostinho). Coisas da época, claro.
O Terceiro Milênio vem aí. As exigências mundiais são de pessoas sensíveis, empreendedoras, intuitivas. As mulheres batem os homens nisso. Pode-se ver a ascensão feminina no mundo dos negócios, nos vestibulares difíceis, nos concursos. Estão ocupando o espaço merecido.
Depois de séculos de subjugação, elas vêm com toda força, mas de mansinho. Continuam se embelezando (ainda bem!), administrando a casa, ajudando os filhos nas tarefas, e atuando com galhardia no mundo dos negócios, antes restrito aos homens.
  
Imaginem se as mulheres resolvem se vingar dos séculos que viveram oprimidas. Vamos ter que criar um movimento, como os que elas hoje têm. Poderemos chamar de MLM-Movimento pela Libertação Masculina. Seremos chamados de masculinistas. Melhor mesmo é nos anteciparmos e começarmos a negociar pacificamente os espaços, para não sermos trucidados mais tarde.
Nós homens, nos descuidamos. Elas foram devagarinho se apoderando do espaço, e fazendo de conta que nós é que  mandávamos. Tornamo-nos dependentes desse ser tão gracioso. Elas são mais fortes, convenhamos. E conseguem viver sozinhas com mais facilidade do que nós. 
Elas têm seu dia internacional. Nós não. Dizem os mais otimistas que os outros 364 dias são nossos. Sei não! Elas têm o Conselho da Mulher. Não há Conselho do Homem. Participam das associações conosco, e ainda formam uma só pra elas! Tudo isso, uma ocupação sutil de espaço.
Mulheres, que bom que vocês existem! Merecem ocupar seu lugar.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escrevi este artigo para homenagear as mulheres em março de 97. Em 2002 parei de escrever e recomecei em 2014. Na época do artigo, recebi algumas mensagens de mulheres criticando-o, considerando-o machista e até ofensivo. Continuo considerando  uma homenagem.
As mulheres avançaram em seus direitos. De 1997 pra cá, mais lentamente, mas elas ocuparam lugar de destaque no mundo político e empresarial.  Merecidamente. Preconceitos ainda existem, mas elas estão conquistando seu espaço.  
Mas, quando uma pessoa está raivosa, o sexismo aflora. Chama as mulheres de vacas e vadias.  

angeloroman@terra.com.br   

No jornal:

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=64658&Not=Mulher:%20sens%C3%ADvel%20e%20inquebrant%C3%A1vel

Nenhum comentário:

Postar um comentário