Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

FAKE READER (que é isso?)


Fiquei fora do Facebook por quase 5 meses, só vendo mensagens privadas. Pra minha saúde mental. As fake news e os fake readers me derrubaram.
As fake news abundam na internet. Muitos não têm o cuidado de checar a veracidade das notícias e espalham pelas redes sociais. O que importa é a manchete e se ela alimenta o ódio pessoal (o ódio causa muito mais danos ao odiento que ao odiado).
Fake news é diferente de "teoria da conspiração”. Por exemplo, muitos se manifestaram achando que o ataque ao Bolsonaro foi forjado e apresentam suas observações. Postam, não como notícia, mas como opinião.  Isso é “teoria da conspiração”. Fake news são notícias falsas. Algumas tão absurdas que nem os mais odientos e/ou idiotas reproduzem. Como aquela que afirma que descobriram a escritura do apartamento do Guarujá em nome de Lula. Vi na internet, sem repercussão, por ter extrapolado o absurdo. 
Já não existe mais ingenuidade. A coisa agora está no âmbito do caráter, da decência da pessoa. Exemplo recente é mostrar montagem de fotos do agressor do Bolsonaro junto com petistas. 
Qualquer um de nós pode, equivocadamente, acreditar numa notícia falsa bem forjada. Agora, a cada pouco postar uma não é mais equivoco. Normalmente as fakes não têm fonte, e, se apresentam uma, é só clicar e ver que não é nada do que se está afirmando. Os produtores sabem que os odientos não vão além da manchete, e, se vão, não checam a veracidade.
Existe um termo pouco usado, o FAKE READER. O fake reader acredita em tudo o que lê, sem questionar, sem duvidar.
Segundo o instituto francês Ipsos, o Brasil, seguido pela Arábia Saudita, é o campeão de fake readers. Seja de direita, de esquerda, de centro, de nenhum lado, ignorante, escolarizado ou não. Em 2017 esse instituto fez pesquisa mundial (Perigos da Percepção) e verificou que os brasileiros  são a segunda maior população do mundo com percepção sobre o País diferente da realidade.
Pesquisei 52 fakenews entre agosto e setembro:
- Pró-Bolsonaro: 13
- Contra Bolsonaro: 11
- Diversas: 12
- Pró-direita: 1
- Contra o PT: 12
- Pró-PT: 3
Os fake readers são tão danosos (ou mais) quanto as fake news. Eles são muitos. Conhece algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário