Pesquisar neste blog

domingo, 7 de outubro de 2018

POR QUE BOLSONARO?

"Uma pessoa que não sabe diferenciar uma notícia manipulada de uma verdadeira pela mídia não pode andar armada. Pessoa de fácil manipulação já é uma arma mortal". Elias Torres

<

Procurei respostas para entender por que algumas pessoas surpreendem ao apoiar Bolsonaro para presidente, sejam homens, mulheres, negros ou gays.  Tantas delas se vangloriam de ter o tal curso superior.

1)   Sobre os tais “com curso superior”, o INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional) apontou que apenas 22% dos com curso superior ou mais têm proficiência na linguagem. Grande parte tem o diploma,  mas é analfabeto funcional. Isso ajuda a explicar as postagens nas redes sociais, sem qualquer argumento (agora usam “B17”,  “kkkkk”, ou apenas xingam ao tentarem comentar alguma postagem fundamentada contra Bolsonaro)

2)   Busca de alguém supostamente forte que “bote ordem na casa”. É a procura do “grande pai” que vai tutelar as “gente de bem”. É uma infantilização.
3)   Cada um tem suas próprias virtudes e valores; em comum, todos têm os baixos instintos animais. Reunidos para uma finalidade, a parte selvagem, comum a todos, é a que domina. Daí as agressões físicas, as ameaças de morte feitas por pessoas consideradas inteligentes. C.G. Jung disse: “Se escolhermos uma centena de pessoas mais inteligentes do mundo e as reunirmos, elas não são mais de que uma turba estúpida. Dez mil delas teriam a inteligência coletiva de um jacaré. Num jantar festivo, quanto mais pessoas você convidar, mais estúpida é a conversa. Numa multidão, as qualidades que todos possuem multiplicam-se, acumulam-se e tornam-se as características dominantes da multidão inteira. Nem todos tem virtudes, mas todos têm os baixos instintos animais, a sugestionabilidade básica do troglodita, os traços desconfiados e maldosos do selvagem.” 
4)   Rebeldes que votaram no Lula num voto antissistema, agora votam no militar acreditando estar se rebelando contra o sistema.
5)   Beneficiados com a política do governo petista se enquadram na tal nova classe média, querem se sentir “em casa” com a classe média tradicional conservadora e acreditam que o que conseguiram foi pela meritocracia e esforço próprio. Não fazem ligação de que todos dependemos, também, da política adotada pelo governo.
6)   O PT não politizou a sociedade. Botou o povo pra consumir. Isso foi bom pra passar a crise de 2008, mas a cidadania foi pro beleléu.
7)   Os eleitores bolsonaristas acreditam que ele protege a família tradicional (teve 3 casamentos e uma filha, fruto de sua “fraquejada”), que defende valores cristãos (tem 3 condenações e ações penais no STF por racismo, homofobia, injúria e calúnia. Ofende minorias e incita a morte de adversários),  que prega a moral (e o dinheiro da JBS, e apartamento funcional “pra comer gente”, os funcionários fantasmas?).
8)   Acham vantagem ele “falar o que pensa(???)”. Mesmo não sabendo nada de nada. Disse ele: “Eu, como deputado, sou inviolável por qualquer opinião. E ponto final, p…”. Imunidade não é pra falar o que quer, ou “pensa”. Ela existe para proteger o exercício da função de parlamentar. Bolsonaro abusa de suas prerrogativas, o que seria punível. Além disso, deputado tem que agir com decência e dignidade.
9)   Infelizmente o alto judiciário está podre e ignora essas coisas, mais preocupado em engavetar processos contra seus parceiros e apaniguados. “Brasileiro nato, chefe de família, com carreira política elogiável" (Marco Aurélio, pra proteger Aécio). "Ofende o direito à razoável duração do processo e dignidade da pessoa humana" (Gilmar Mendes, mandando arquivar processo contra Aécio). 
Pois é. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário