Pesquisar neste blog

domingo, 22 de fevereiro de 2015

PÍLULAS PARA A MEMÓRIA

1. Ricardo Boechat ganhou Prêmio Esso em 1989 por denunciar roubalheira na Petrobrás.  Paulo Francis denunciou, pouco antes de morrer, alta corrupção na Petrobrás em 1996. Nada foi feito.

2. Do empresário Ricardo Semler: "Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito. Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. O que muitos não sabem é que é igualmente difícil vender para muitas montadoras e incontáveis multinacionais sem antes dar propina para o diretor de compras."

3. “Muito embora não seja possível dimensionar o valor total do dano, é possível afirmar que o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobras." (Pág.97 do pedido de bloqueio de bens de empreiteira pelo MPF). Pedido negado pelo juiz.

4. Paulo Roberto Costa tinha cargo de confiança na Petrobrás desde 1997. Assim que foram descobertas suas falcatruas, em 2014, foi exonerado.

5. A Lei 9478/97, a "Lei do Petróleo" quebrou o monopólio da Petrobrás e instituiu o "procedimento simplificado" (contratar sem licitação). Daí, a vaca foi pro brejo.

6. "Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”. Conteúdo de e-mail da diretora da Globo, Silvia Faria, para os chefes de núcleo, pelas denúncias de corrupção na Petrobrás nos vários governos.
 
7. Em janeiro/14 entrou em vigor a Lei nº 12.846, de iniciativa do Executivo,  não aclamada pela imprensa, que prevê  prisão de sócios e executivos de empresas corruptoras. Antes, eram livres de qualquer perigo de punição.

8. Arthur Sendas, Roger Agnelli, Fábio Colletti e Jorge Gerdau Johannpeter são grandes empresários, componentes do Conselho de Administração da Petrobrás que aprovou a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás, com base em relatório de Nestor Ceveró, que omitiu duas cláusulas importantes do contrato (Merlin e Put Option). Os empresários não são citados pela imprensa.

9. O fato de 8.600 brasileiros terem conta no HSBC da Suíça, junto às de traficantes e terroristas internacionais, para não pagar impostos, passou em branco na grande imprensa. Na estrangeira saíram até os nomes. Por aqui, nada. Os mais ricos do Brasil são donos da Globo. Os financiadores de revistas e jornais determinam o que é pra ser publicado. Até Cachoeira fazia a pauta da Veja, conforme mostraram gravações.

10. Se houvesse combate à elisão, sonegação e evasão fiscal, não seriam necessários pacotes econômicos contra a classe trabalhadora.
 
11. No Brasil, 60% do que se recolhe provém de impostos indiretos, embutidos nos preços dos bens de consumo. Ganhe-se um ou cem salários mínimos, o imposto que se paga por um litro de leite é o mesmo. Isso é imposto regressivo.

12.Taxação direta recai sobre os assalariados da classe média. Ricos gozam de várias isenções. Bancos pagam menos impostos que o conjunto de assalariados.

13."Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade do contribuinte..." Constituição, Art.145, §1º.

14. Hoje, cerca de 5% do PIB vai para juros aos possuidores de títulos da dívida pública. São dez vezes o custo do Bolsa Família. É muito, mesmo comparando com os 10% no final do governo FHC.

15. Mesmo com a maioria do STF ter sido nomeada pelos governos do PT, isso não afetou o julgamento do Mensalão. Esse julgamento vai ser estudado por nossos netos por, finalmente, botar políticos na cadeia, mas, principalmente, pela forma como foi conduzido. Célebre a frase da ministra nomeada por Lula, Carmem Lúcia: “Não há provas, mas eu o condeno.” Vamos ver se as condenações continuam.

16. Há publicações que só falam bem do governo federal. A grande imprensa, de modo geral, só fala mal. Então é preciso se informar por várias fontes. Quem pode salvar o Brasil somos nós, cidadãos comuns. Não compartilhe nada que não seja antes checado, que não tenha o contraditório.

"O que vivemos hoje não é o auge da sujeira, mas o começo da limpeza". (Mário Cortella)

No jornal: 
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=64016&Not=Pílulas%20para%20a%20memória

angeloroman@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário