Pesquisar neste blog

domingo, 30 de novembro de 2014

SOMOS UM GPS PROGRAMADO POR OUTROS?

Até meu netinho, João Pedro, tirou o sarro, certamente já ouvido dos adultos: "Se você sabe o caminho, pra que GPS?"

Eu, que sou do tempo da máquina de escrever, de fazer conta no papel e na cabeça, utilizo objetos tecnológicos que facilitam minha vida. GPS é um deles. Sei o caminho, mas utilizo para conhecer melhor o aparelho. Afinal, posso realmente precisar quando em viagem. Mas a observação de meu neto me levou a pensar algumas coisas. Primeiro, que minha memória tem suas próprias normas de conduta: muitas vezes eu a convoco para um trabalho de que necessito e não sou atendido. Por outro lado, a danada se apresenta muitas vezes sem ter sido convidada. O GPS ajuda os desmemoriados e os folgados. Com ele, você tem às mãos (ou aos olhos) a programação do caminho que deve percorrer para chegar ao destino, sem se preocupar com a memória.
 
O trabalho que o GPS faz tem analogia com as diversas atividades  humanas na atualidade.  Um professor tradicional recebe a programação do semestre ou ano. Ele tem competência para lidar com coisas não previstas que acontecem na sala de aula? O GPS corrige a rota. E o professor? Consegue, sabendo-se que ele tem que "vencer" o programa e registrar no livro o que deu (dentro da programação)?

Nós, quando abrimos os olhos de manhã, temos nosso GPS interior imediata e automaticamente acionado. A programação do dia passa pela cabeça. Ou seja, a cama quentinha e aconchegante já nos expulsa devidamente programados.

Os estudantes também recebem uma programação na escola para passar no vestibular. Por falar nisso, Rubem Alves dizia que “Se os reitores fizessem o vestibular, seriam reprovados, assim como os professores de cursinho. Então, por que os adolescentes têm que passar?”

Outra programação: o racismo e o preconceito normalmente são criados em casa pelos pais.

Alguns dizem que, como os dias são sempre iguais, apenas seguimos uma rotina, uma programação. Eu já acho a segunda-feira muito diferente da sexta. Programadas, porém diferentes. Mas tem uma coisa que de fato muda todos os dias, quer queira, quer não: a idade. O anúncio solene da mudança só acontece uma vez por ano: no aniversário. Só que ela acontece todos os dias. Programação imutável.

Muitas das nossas opiniões são baseadas nas informações que foram programadas dentro de nós por outras pessoas. Na sociedade de hoje é fácil se tornar programado por outros e de acordo com as perspectivas desses outros, se lhe falta uma mente forte ou a capacidade de pensar por si mesmo. A maior parte das publicações procura apresentar um caminho planejado de pensamento (planejado por elas). Tal qual com um GPS programado por outros, os leitores e seguidores ficam seguindo a rota apresentada, sem olhar de lado, sem ver o ambiente. Enfim, sem pensar. O cérebro é estimulado por palavras de ordem, e a razão é colocada de lado. Daí entra a programação. As "vítimas" são, em grande parte, pessoas que nasceram e cresceram no mundo pré-tecnológico. Ficam deslumbradas com os recursos atuais à sua disposição, principalmente internet, e se especializam em clicar no botão "Compartilhar". Acreditam em tudo o que leem. São programadas pra isso.

Saber sobre esses programas e reconhecê-los quando aparecem permite fazer alguma coisa sobre seus efeitos.

 A tecnologia nos fascina. Não só desperta curiosidade como também pode trazer desafios. Impossível ficarmos à margem dessa evolução. Ela pode, muito, nos ajudar, facilitar nossa vida. O mau uso é o problema.  Quem determina se uma tecnologia é boa ou ruim para a sociedade é a maneira como o usuário se utiliza dela. De qualquer  forma, é melhor para uma criança aprender a andar de bicicleta do que a operar um smartphone ou computador.

Não fossem as manipulações tão facilmente aceitas, poderíamos, com o bom uso das redes sociais, provocar mudanças em nosso país. Seria preciso "desligar" os GPS programados por terceiros.

Pois é. Meu netinho me provocou reflexões.

angeloroman@terra.com.br

No jornal: http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=62342&Not=Somos%20um%20GPS%20programado%20por%20outros?



blog: angeloroman.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário