Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A MÉDICA DOS SEIS DEDOS

Generalizações são uma coisa péssima: policial é violento, padre é pedófilo, advogado é sacana, político é corrupto, etc. Quantos bons médicos, éticos, responsáveis, salvando vidas. Maioria, acredito. Mas uma parte considerável envergonha a classe. Fora e dentro do SUS.

Os serviços do SUS são administrados pelas prefeituras. Ela contrata os médicos e aplica as verbas federais, estaduais e municipais. Há municípios em que a Saúde funciona bem, há municípios onde funciona muito mal.

A cada pouco aparecem denúncias de médicos que recebem dinheiro público para atender a comunidade mas não trabalham. Recentemente aqui em Curitiba, no Hospital das Clínicas, pelo menos dez médicos recebiam sem trabalhar. Foram punidos? E aquela médica que tinha emprego em duas cidades, 400 km distante uma da outra. Não trabalhava em nenhuma.

Aqui, o nome de dez médicos no HC indiciados por quatro crimes, um deles ganhar sem trabalhar. Tem professor da Federal: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/conheca-os-medicos-indiciados-na-operacao-sao-lucas-697vp6p7gxd4jm5iwh1khljnw

Todos vimos várias denúncias de médicos que recebem sem trabalhar em todo o Brasil. Vemos muito também críticas ao SUS e às filas para atendimento. Se médico não trabalha, claro que a fila é grande.

Em maio agora foram detectados 81 servidores (médicos entre eles) com emprego na Bahia e em outros estados (a até 1500 km de distância) ao mesmo tempo (Sergipe, Pernambuco, Ceará, etc.).

Nunca vi a imprensa criticar quem permite isso: o Secretário da Saúde, o prefeito, demais autoridades. 

Tempos atrás uma uma médica foi pega em flagrante com seis dedos de silicone, cópias dos dedos  de colegas médicos. Usava para registrar a chegada deles no trabalho. Ninguém ia trabalhar, claro. E o povo esperando atendimento e tendo consultas marcadas para meses depois. Um ano depois, todos "trabalhando" no mesmo local. Processo em segredo de justiça. 


Esses médicos saem em passeatas pedindo impeachment, agridem, xingam, postam no Facebook, vociferam contra a corrupção... dos outros. Destilam seu ódio contra os médicos estrangeiros que estão salvando vidas e, principalmente, atendendo a população com respeito e ética, CUMPRINDO o horário de trabalho pelo qual é pago. Quanta hipocrisia! Os médicos estrangeiros foram contratados DEPOIS que não apareceram médicos brasileiros para trabalhar, principalmente nos locais distantes e de poucos recursos.

Em Paranaguá, no porto, recentemente, foram encontrados 25 dedos de silicone para forjar o ponto. Processo também em segredo de justiça.

Punição para esses fraudadores?  Para seus chefes?

Num país em que senadores dizem de própria voz que iriam tirar a presidente para eles escaparem da Lava-Jato, numa tentativa de obstruir a operação, e não são presos, muito menos algo vai acontecer a funcionários públicos que não trabalham e recebem salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário