Pesquisar neste blog

domingo, 12 de abril de 2015

ANTES DE IR A UMA FESTA, VEJA QUEM É O PATROCINADOR

Um sujeito com o rosto pintado, metade azul, metade verde me convidou para participar da passeata dia 15 de março, “contra tudo o que está aí”. Ao lado, a esposa e filho adolescente. Todos eles com camisetas da CBF.
Como eles, muitos manifestantes sentiam estar cumprindo um dever cívico, com boas intenções, revoltados por terem sido enganados tantos anos com roubos e corrupção generalizada desde quando eram jovens e só ficarem sabendo agora. Outros, revoltados com a guinada para o neoliberalismo que a presidente está dando. Mas não sabiam que estavam avalizando uma pauta prejudicial ao País, fixada pelos organizadores. Eduardo Cunha, Cachoeira, Gilmar Mendes, Maluf, Renan Calheiros, donos da Rede Globo et caterva veem o movimento pela televisão, sorvem um gole de Royal Salute e sorriem satisfeitos. Estão longe do foco dos manifestantes.
O “Tudo o que está aí” do alegre manifestante incluiria a gestão que faliu o Paraná? Os engavetamentos e habeas-corpus de Gilmar Mendes? A não punição a Maluf, Dantas, Cachoeira, Sarney, Calheiros, Azeredo, etc.? Certamente, não.
É preciso saber que:
- O escândalo da Petrobrás deixa o povo distraído. O Legislativo, com o comando de Cunha e Calheiros, e o Judiciário do alto escalão estão aprovando tudo o que beneficia seus membros e financiadores.
- Lewandoski, presidente no STF, quer, com o apoio dos magistrados, diminuir o poder do CNJ para punir juízes corruptos. Já é um absurdo a punição máxima ser aposentadoria com salário integral. Agora, mais essa. 
- Os pedágios concedidos pelo governo neoliberal são caríssimos. Custam pelo menos dez vezes mais do  que os concedidos após 2002. Os que estão com a concessão vencida e foram licitados novamente, tiveram valores substancialmente baixados.
- Aproveitando a movimentação contra o governo federal, no Paraná o IPVA subiu 40% e o ICMS, 50%. O governador está tranquilo e incentivando a manifestação pelo impeachment... da presidente.
- Aconteceu uma denúncia anônima. A PF investigou, fez escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, e a coisa ficou grande. A operação foi cancelada porque se originou de denúncia anônima. Dá pra acreditar? Mas e as provas? Ora, ora... Isso não importa. E assim, várias operações foram anuladas. Não se vê manifestação contra isso, nem contra as benesses que as autoridades se autoconcedem.
- A Câmara limitou investigações de corrupção na Petrobrás, de forma a poupar o governo FHC.  É correto isso? Alguém se mostrou indignado?
- Todos os grandes e médios partidos receberam doação das empresas envolvidas na Operação Lava Jato. Só o tesoureiro do PT foi chamado para depor. Queremos seletividade de criminosos?
- Em nome da política neoliberal, Serra prometeu “flexibilizar” o pré-sal para os norte-americanos caso fosse eleito. Isso está documentado no Wikileaks. Antes, no governo FHC, prepararam a empresa para ser privatizada, mas não conseguiram.
- Goste-se ou não disso, Aécio está envolvido pessoalmente em denúncias de corrupção. Dilma, não. Nos lugares em que era bem conhecido (Rio de Janeiro, onde passava a semana e Minas Gerais, onde tinha o cargo de governador) Aécio perdeu. Ainda almeja a presidência, com seu plano de governo neoliberal. Quer o impeachment... da presidente.
-Quem ignora o que está acontecendo quanto à corrupção no País está alienado. Quem acha que a corrupção começou nos últimos anos também está alienado e acaba se tornando um inocente útil.
Protestar contra a corrupção e as atitudes governamentais de ajuste fiscal nos moldes neoliberais é legítimo, mas é preciso cuidar para não ser instrumento de mal-intencionados. Estes, sabendo que a memória coletiva é seletiva e que considera relevante o que é divulgado no momento, determinam o que lhes importa e comandam o que deve ser criticado.
São questões a ser consideradas. Fazem parte de um todo. Quando se foca apenas uma coisa, está-se apoiando o oposto: o neoliberalismo, de triste memória, e o Congresso aprovando tudo o que interessa aos financiadores de campanha.

No jornal:

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=65134&Not=Antes%20de%20ir%20a%20uma%20festa,%20veja%20quem%20%C3%A9%20o%20patrocinador

Nenhum comentário:

Postar um comentário