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domingo, 28 de setembro de 2014

DISSEMINAR A IGNORÂNCIA

"Até onde se pode perceber por seu depoimento, talvez a presidente Dilma não vivesse na ignorância."

Trecho da reportagem da Veja sobre Paulo Roberto Costa, delator do esquema de corrupção que ele dirigia na Petrobrás. Costa trabalhava na empresa desde 1978. Assumiu cargos de direção a partir de 1995, por FHC. Foi demitido em 2014 por Dilma quando veio à tona o trambique. Na suposta lista, constam também políticos de partidos da oposição, como o PSDB e o DEM (ex-Arena, ex-PFL). Disso a revista não fala. Nadinha, mas coloca um TALVEZ na presidente.

Esse é um pequeno exemplo de como a publicação manipula informações e, com muita competência, conduz seus leitores ao que ela quer. O verbo PERCEBER e o advérbio TALVEZ na frase inicial foram cuidadosamente colocados. As "acusações" contra a presidente, de participar do esquema, ficam registradas e as redes sociais recheadas de "indignações" odiosas. Esse é o padrão da revista. Uma ofensa camuflada aos seus leitores. E não percebida. Usa de artifícios para não se comprometer, como "segundo fontes médicas", "fontes dos serviços de segurança", "funcionários que não podem se identificar", "especialistas" (o preferido), etc.

Quando Joaquim Barbosa foi nomeado para o STF, a revista caiu de pau. Depois que ele virou o "herói" do mensalão, deu-lhe capa e colocou-o no altar. Também deu página amarela para o megacorrupto José Roberto Arruda. Seria o vice de Serra. "Vote em um careca e ganhe dois", anunciava o candidato. Depois, quando não tinha mais jeito, tirou-o da pauta. Por falar em pauta, as gravações que incriminam o blindado pela justiça Carlinhos Cachoeira mostram-no pautando a Veja: onde e quando publicar determinada reportagem, sempre atacando desafetos e promovendo companheiros (como Arruda e Demóstenes).

A edição nº 1969 da revista estampou uma negra, pobre, na capa: "Ela pode decidir a eleição". “Nordestina, 27 anos, educação média, Gilmara Cerqueira retrata o eleitor que será o fiel da balança em outubro”. Isso é muito maldoso. Estimula o preconceito social. Infelizmente, consegue isso. Ainda que esteja perdendo leitores, que estão percebendo o direcionamento que lhes é dado para pensar, votar, falar mal de uns, falar bem de outros. Achando que estão bem informados e com pensamento próprio.

Perdendo leitores, mas com um vínculo estreito com o governo peessedebista de São Paulo. Pelo contrato 15/00275/13/04, o governo paulista comprou 5.200 assinaturas da Veja, destinadas ÀS ESCOLAS (??) da rede estadual. Tem também milhares de assinaturas de outra publicação da Abril, além da Folha e do Estadão. Os leitores esperam o que dessa aliança?  Imparcialidade? Ainda mais que a presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Maria Judith Brito declarou, sem acanhamento, que os meios de comunicação são um partido de  oposição. Dá pra confiar? Dª Judith sabe que os leitores não vão saber dessa declaração. Não vai ser publicada pelos jornais e revistas participantes do "partido de oposição". Nem o Inquérito Civil No. 249/2009, movido pelo MP de São Paulo para apurar contrato irregular com a Editora Abril para fornecimento de assinaturas de suas revistas. Repousa nas gavetas dos tribunais.

Para compreender a linha seguida pela Veja, basta uma pesquisa sobre uma de suas donas (supostamente com participação no limite permitido pela lei para empresas estrangeiras), a Naspers (televisão, internet, revistas, jornais, livros em vários países do mundo), esteio do apartheid na África do Sul. A Exame, em 23.06.14, informou que a Naspers perdeu US$113 milhões na participação que tem na Abril/Veja. O despertar dos leitores está levando a isso.

O seu público, que se sente informado, lança ingenuamente suas "críticas". Criticar não é apontar defeitos ou "descer a lenha".  Para isso, é preciso não aceitar afirmações sem saber no que está fundamentada, tanto quanto ao conteúdo quanto à origem delas.

Não se deixe subjugar por quem, com subterfúgios, defende interesses contrários ao País.


Direto no jornal: 
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=60468&Not=Disseminar%20a%20ignor%C3%A2nciaNotID=60468&Not=Disseminar%20a%20ignor%C3%A2ncia 

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