Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de junho de 2019

PACTO OU CONCHAVO? A DITADURA DE TRÊS PODERES UNIDOS.

O Legislativo e o Executivo até poderiam fazer promessas entre si para acelerar projetos bons para o País, apararem arestas para isso, sempre com foco no bem para o sofrido povo. Com o tal PACTO que fizeram agora, o Legislativo vai aprovar tudo que vier do Executivo (até agora foram editados mais de 150 decretos)? O Executivo vai sancionar o que vier do Legislativo?

Agora, Judiciário fazer pacto com os outros poderes é, no mínimo, indecente. Vai pactuar o quê? Judiciário não deveria fazer acordos políticos. Ele tem (ou teria)  papel apolítico, de equilíbrio. Os urubus togados vão deixar de lado as demandas legais contra Executivo e Legislativo nos intervalos dos ricos rega-bofes que pagamos? Engavetar processos contra os outros poderes? Não julgar inconstitucionalidades do Executivo e do Legislativo? O único pacto possível do alto Judiciário podre que temos seria com a SOCIEDADE: se comprometer a passar a julgar com imparcialidade, dentro da lei, abrir mão das vergonhosas mordomias à nossa custa, deixar de engavetar processos, de soltar amigos e parceiros, etc.

Por exemplo, o direito à Saúde e Educação é constitucional. O Executivo e o Legislativo querem deixar isso por conta de cada cidadão, na filosofia liberal e bolsonarista. O Supremo do Tóffoli vai avalizar? Cortes e congelamento de verbas já fizeram.

Não há país que suporte um alto Judiciário podre. Ele deveria nos  proteger dos outros dois poderes. E quem nos protege da podridão dos altos urubus togados?

Como pode o presidente do Judiciário assinar pacto de "reformas" propostas pelo Executivo e/ou Legislativo? Se os outros dois poderes fizerem pactos espúrios, o Judiciário é que nos garante. Quando ele entra no acordo, baubau. Como o Tóffoli pode fazer pacto em nome de todos os juízes do Brasil? Os juízes de primeira instância, aqueles concursados, vão seguir o pacto feito pelo Tóffoli ? Os de segunda instância, nomeados politicamente, vão seguir?

Podemos contar ainda com os juízes de primeira instância, onde a pouca vergonha e a corrupção são raras. Já quanto ao alto Judiciário... 

Está sendo articulado um CONCHAVO não um PACTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário