Pesquisar neste blog

domingo, 31 de maio de 2015

QUO USQUE TANDEM ABUTERE, CORRUPTUS, PATIENTIA NOSTRA?*

1 – O HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE CURITIBA  tem oficialmente 168 cirurgiões, número suficiente para dar um bom atendimento à população. Só que a maioria não trabalha lá. Apenas recebe salário, de até R$20 mil. Batem o ponto e vão para suas clínicas particulares, ignorando as filas fartamente exibidas nos jornais. São médicos renomados na cidade, professores da UFPR e um deles é dono de um grande hospital de Curitiba.  Desses 168, quem trabalha mesmo são 27. Fila para cirurgia cardíaca: 1.354 dias. 

Certezas:  a) As associações de médicos, como sempre, não farão nada. Nem com coisa pior.  b) Não serão divulgados os nomes. Os caras são poderosos.  c) Não haverá punição. Se houver  aqui embaixo, lá em cima se garantem. Como disse Daniel Dantas (e cumpriu): “Lá em cima eu resolvo”. d) Continuarão a receber os salários. e) Isso não acontece só em Curitiba.

Enquanto isso, os médicos cubanos dão provas de excelência, competência, ética, tratamento humano e... cumprimento da jornada de trabalho.

O salário desses médicos corruptos é pago por nós.  Mas tem uma coisa muito importante, nunca considerada: os administradores do hospital não viam isso? Se não viam, são incompetentes.  Se viam, são coniventes e comparsas. Em ambos os casos, teriam que ser punidos também. Isso nunca acontece.

2 - O BRASIL produz café, mas também Daniel Dantas, Gilmar Mendes, Maluf, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Gentili, Zé Dirceu, J.Paulo Cunha, o bate-ponto-e-some Armando Fontoura, o articulado analfabeto político Kim-alguma-coisa e outros da linhagem. O Kim (assim como o Fontoura) é um dos manadeiros líderes das passeatas  que aconteceram em março e abril, transformado em deus pela mídia. A estupidez se revela em suas frases e nas propostas de seu movimento. Entre elas: privatizar tudo, inclusive saúde e educação (sem dinheiro no bolso, não se estuda, não se tem tratamento médico), ideias essas avalizadas pelos manifestantes (ainda que não saibam). É incapaz de articular ideias com fundamento. Semana passada, foi atendido pelo SUS, que quer extinguir. Falando e fazendo tanta besteira, vai virar deputado. Enquanto isso, os parlamentares deitam e rolam criando leis que os beneficiam. O financiamento a campanhas políticas feito por empresas já se mostrou um câncer para o País. Pois os deputados, subservientes  a  Cunha, nesta semana, votaram a inclusão desse “direito” na Constituição. E aprovaram a construção de novo prédio para a Câmara, que inclui um shopping(??), ao custo de R$1 bilhão. Cunha, na solícita mídia, pede corte de gastos sociais do Executivo. 

Pra piorar, o Judiciário está preparando a nova Lei Orgânica da Magistratura. As mordomias são de arrepiar os cabelos. Até caixão de defunto por nossa conta.

3 - FRANCISCA e MARCILEIA estavam a bordo de um táxi aéreo que caiu. Não houve mortes, graças à habilidade do piloto. Havia nove pessoas a bordo. Sabe-se de tudo o que aconteceu aos outros sete no embarque, na hora do sufoco, na aterrissagem, no hospital. De Francisca e Marcileia, nada.

Saíram reportagens emocionantes sobre o fato. Leitores e telespectadores ouviram a divulgação dos nomes de todos os outros sete. Cinco são famosos (família Huck). Dois (pilotos), os heróis do salvamento. As duas esquecidas, apenas babás.  Do sofrimento, da dor, das machucaduras das babás, nada se sabe. Os sete foram prontamente atendidos com ambulância e hospital públicos. As duas babás, não se sabe. O coordenador local do SAMU (serviço implantado em 926 municípios a partir de 2003), Eduardo Cury, destacou que a Santa Casa negou atendimento a seis pacientes enquanto atendia a família Huck com privacidade na UTI cardíaca. Segundo ele, havia pacientes entubados e ventilados a mão havia mais de 12 horas esperando atendimento. Claro, considere-se a emergência, mas havia gente esperando e não era atendida. O SUS é bom (Huck e Kim que o digam). O problema são as pessoas.

Legítimo e eficaz seria manifestações contra a corrupção nos três poderes.

Parabéns aos que perceberam que estavam sendo massa de manobra de líderes às avessas e estão, ou calados, ou se manifestando com crítica.


*- Até quando abusarás, corrupto, da nossa paciência? (Original, de Cícero: “Quosque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?”)


No jornal: 

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=66211&Not=Quo%20usque%20tandem%20abutere,%20corruptus,%20patientia%20nostra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário