Pesquisar neste blog

domingo, 30 de agosto de 2015

VOCÊ É DE DIREITA OU DE ESQUERDA?

De direita, de esquerda, ou de nenhum dos dois, o fato é que existe um descontentamento com a situação econômica e moral que estamos vivendo.

Os de direita são burros? Os de esquerda são? De jeito nenhum! Eduardo Cunha, Caiado, Chico Buarque, Suplicy, Maluf, os generais torturadores, Niemeyer, Feliciano, Bolsonaro, José Dirceu, por exemplo, são pessoas inteligentes.

Alguns podem ser de direita ou de esquerda por convicção, sabendo o que é isso, outros por simples conveniência, oportunismo. Outros nem sabem o que é isso.

Os de esquerda prometem melhora no padrão de vida das pessoas, mais escolas gratuitas, saúde pública de qualidade. Alguns, esquerdas oportunistas,  “se esquecem” das promessas; outros tentam, mas só conseguem alguma coisa se seguirem o adágio “dar uma no cravo, outra na ferradura”: pobre melhora de vida, mas o poder econômico é poupado e ainda aumenta seu poder. O PT teve algumas ações que podem ser consideradas de esquerda no que diz respeito à melhora de vida dos pobres, da saúde pública, da Educação, etc. Pra isso, fez concessões à direita. Ou não conseguiria nada. Os bancos rolam de ganhar dinheiro (e tem gente que chama o governo de comunista!!!) e isso vai aumentar com a guinada pra direita que o governo deu.

Os de direita prometem segurança, melhora da produção, do ensino, da saúde. Para isso supostamente melhorar, privatizam tudo. E convencem seus eleitores de que o Estado é incompetente. Tudo tem que ficar na mão de empresários. A  Petrobrás, mesmo com seus problemas de corrupção desde antanho, só agora descobertos, teve seu valor aumentado em dez vezes nos últimos 12 anos e o lucro que é repassado ao governo é substancial. Quanto ao pré-sal, em 2014, foi arrecadado R$1,524 bilhão para a Educação. O PSDB tem dois projetos para tirar a obrigatoriedade de participação da Petrobrás no pré-sal. Assim, o dinheiro iria para os bolsos das multinacionais, principalmente norte-americanas. E ainda tem a campanha para a privatização, que faz parte da pauta dos organizadores das manifestações de rua. Qual a vantagem disso para o País? A Petrobrás tem que ser saneada, não vendida. Como também acontece em muitas empresas privadas.

O nosso governo não tem uma oposição com VALORES de oposição. Os opositores usam maquiagem de uma suposta democracia, enrolando-se na bandeira, se “indignando” com “isso que está aí”. Falta-lhes consistência, fundamentos, coerência. A linguagem deles cria mundos, fazendo de conta que representa mundos. 

Em nome da liberdade e da democracia, tivemos uma ditadura de mais de 20 anos, escondendo corrupção, prendendo  e matando opositores. Ver Agripino Maia, por exemplo, participando de passeatas contra a corrupção é uma ofensa à inteligência. Apoiou a ditadura, é acusado de corrupção e quer de volta os privilégios que tinha na época.

Esses dias eu comentei numa postagem a notícia de que a Polícia Federal do Paraná tinha um comitê pró-Aécio em suas instalações, conforme havia sido divulgado. Um amigo veio de sola: “Já vem você defendendo o PT!”. Puxa vida! Em vez de ficar indignado com o fato de delegados montarem um comitê informal, seja lá de que partido for, exercita o ódio que lhe foi pregado e traduz o absurdo da notícia como uma defesa ao PT. Que tem a ver? A atuação da PF fica comprometida. Daí, os vazamentos e investigações seletivas. Isso pode se virar contra nós mesmos, cidadãos comuns.

Os áulicos do que há de mais baixo no Brasil, que se dizem de direita, escrevem aquilo que faz o desprovido de discernimento pensar que é inteligente e sair papagaiando o que lê. Daí, aparecem os clichês e ideias fixas que não suportariam a um mínimo de raciocínio e análise.

A ideia de que a solução  para a corrupção endêmica  seja um impeachment evidencia o raso entendimento de seus pregadores quanto ao regime democrático no País. Além disso, é no Legislativo que estão os principais acusados de tirar proveito dos esquemas de corrupção. Por que eles não são, também, alvos dos protestos?  E o alto Judiciário, cada dia se afundando no lodo da corrupção, dos engavetamentos, da autoconcessão de mordomias? Há esperança para o Brasil com pregadores desse nível?

Pessoas como Gilmar Mendes e Eduardo Cunha ofendem e envergonham o País. Mas enquanto boa parte da população estiver sendo alimentada com o ódio cego, esses personagens são aplaudidos.  (“Somos milhões de Cunha”, por exemplo).

Nem esquerdistas nem direitistas convictos elegem um presidente, ou governador, ou deputado, ou senador, etc.  Aí entra a sedução da massa, fortemente feita pelos meios de comunicação. Que bom seria se as pessoas consultassem diversas fontes, dos diversos matizes antes de se posicionar e, principalmente, de postar alguma coisa nas redes sociais.

Saindo do confronto esquerda-direita, o grande desafio parece ser o que diz respeito aos que pensam e os que não pensam. Claro, cada um achando que quem não pensa é o outro.

 “O ser humano é inteligente por natureza e burro por influência”. Luan Teles


Nenhum comentário:

Postar um comentário